Otimize o tempo do seu time de Departamento Pessoal com o Guardian

Imagem - Guardian

As empresas não são despreparadas quando se trata de rotinas de Departamento Pessoal (DP). No entanto, por mais que tenham equipes competentes, nem sempre é possível seguir o planejamento ou cronograma estipulados. 

Uma conferência errada da Folha de Pagamento, um erro de cadastro no eSocial ou outros tipos de eventos, geram retrabalho e consequentemente atrasos, gastar mais tempo e atrasar os processos seguintes. 

Como o Departamento Pessoal é um dos setores que têm os processos mais minuciosos e precisa trabalhar com informações precisas e prazos, perder tempo com refações gera muitos problemas. 

A boa notícia é que existem soluções que ajudam a otimizar tempo e entregam resultados confiáveis nas principais rotinas operacionais do DP, como o Guardian. É hora de automatizar seus processos das rotinas de folha de pagamento, compliance e no atendimento ao eSocial.

A insatisfação de um gestor de Departamento Pessoal pode estar relacionada ao desempenho de colaboradores, entretanto, muitas vezes o mau desempenho das pessoas pode ser causado pela falta de processos bem definidos ou planejados. 

Por outro lado, muitas vezes os problemas de desempenho e produtividade podem estar relacionados a tarefas como conferências demoradas e desgastantes de planilhas e mais planilhas. Mas isso não precisa ser assim. 

Aplicações como o Guardian, por exemplo, realizam de forma precisa e ágil tarefas que manualmente demoram muito tempo e requerem extrema concentração, como a conferência da Folha de Pagamento. 

Para avaliar a produtividade de um time de Departamento Pessoal (DP), é essencial considerar alguns critérios como: 

Eficiência operacional

Meça o tempo necessário para resolver questões comuns de DP, como processamento de admissões, demissões, alterações salariais e todas as demais rotina do DP. Processos mais rápidos geralmente indicam uma maior eficiência operacional.

Além disso, analise a frequência de erros em processos críticos, como cálculos de salários e benefícios. Um baixo índice de erros sugere um bom nível de eficiência e atenção aos detalhes.

Cumprimento de prazos

Verifique se a Folha de Pagamento está sendo processada, conferida e entregue dentro do prazo estipulado. Atrasos podem causar insatisfação entre os funcionários e problemas legais.

Também certifique-se de que todas as formalidades e documentações para admissões e demissões estão sendo cumpridas dentro dos prazos legais.

Feedback dos colegas ou superiores

Colete feedback dos funcionários sobre a atuação do DP. Isso pode incluir a satisfação com a precisão da Folha de Pagamento, a clareza nas comunicações sobre benefícios e a rapidez na resolução de dúvidas e problemas.

Muitas empresas acompanham a transformação digital e demais evoluções do meio empresarial porque sabem que, caso fiquem estagnadas e presas a moldes antigos, perdem sua vantagem competitiva. 

Imagine um DP que dependa somente de processos manuais e que eventualmente tenha retrabalhos. Isso acaba prejudicando o desempenho do setor e gerando insatisfação nos colaboradores, uma vez que o DP é quem cuida de seu controle de horas, cálculo de salários etc. 

Um erro na conferência da Folha, por exemplo, gera retrabalho e mais horas alocadas em um tarefa que já deveria ter sido entregue. Sem falar que, se for erro de salário, até que seja corrigido, o trabalhador pode ter que esperar, receber após o prazo legal e a empresa ainda pagar multa. 

Enquanto “apagam incêndios” como esse, as atenções se voltam à solução do problema enquanto deveriam estar focadas em estratégias de crescimento e expansão dos negócios e em manter a vantagem competitiva sobre os concorrentes. 

Isso é tudo que um gestor ou diretor de empresa não quer, certo?

A solução para otimizar o tempo da equipe do Departamento Pessoal é a automatização, que proporciona benefícios como:

  • otimização de tarefas rotineiras;
  • mais agilidade nos processos;
  • mais precisão na conferência da Folha de Pagamento;
  • mais produtividade da equipe do DP;
  • mais segurança para manusear dados no DP;
  • unificação de informações; entre outros. 

As empresas estão conseguindo esses resultados por meio do uso de soluções tecnológicas como o Guardian, a automatização que sua empresa precisa para os processos de Folha de Pagamento e demais rotinas do Departamento Pessoal

Não é nenhuma novidade que a tecnologia melhora várias rotinas administrativas que normalmente demandam diversas horas para serem feitas. Processos trabalhosos de DP, por exemplo, podem ser otimizados e assim, diminuir o tempo de sua equipe. 

Com o Guardian, é possível:

  • integrar com os ERPs, o sistema que lê os dados e parâmetros do ERP TOTVS, Folha de Pagamento RM,  Protheus e Datasil, além do DP Senior;
  • gerenciar dados da Folha de Pagamento;
  • fazer conferências da Folha;
  • gerir eventos do eSocial, incluindo conferências integradas ao governo;
  • fazer comparativos de arquivos de retorno; entre outros. 

Por que contratar o Guardian?

  1. Aplicações como o Guardian podem responder rapidamente a mudanças no mercado.
  2. Com a automatização, a incidência de erros humanos é minimizada, garantindo maior precisão nos cálculos de salários e benefícios, o que melhora a confiança dos funcionários e evita problemas legais.
  3. O Guardian pode escalar com o crescimento da empresa sem a necessidade proporcional de aumentar a equipe de DP, oferecendo uma solução de longo prazo que cresce junto com o negócio.
  4. A automatização permite que o DP opere de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de uma equipe grande para tarefas administrativas e, consequentemente, diminuindo os custos operacionais.

Ainda tem dúvidas? Fale com um de nossos especialistas!

Entre em contato

e faça seu orçamento!

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

LGPD
O que não é permitido na LGPD?
21 de junho de 2024

Como todos aqui já sabem, o grande ponto da LGPD é o consentimento dado pelo titular de dados há empresas para devido tratamento.

Ler mais